quarta-feira, 11 de dezembro de 2013


A Lasanha faz parte da culinária brasileira tanto quanto a nossa deliciosa feijoada, mas mesmo assim, é um prato muito antigo nascido na Roma antiga. Naquele período a lasanha não era como nós a conhecemos hoje, mas consistia em alguns pedaços de massa, cortados em quadrados, cozidos em uma panela e comidos com legumes e queijo.

Durante muitos séculos a lasanha continuou sendo feita desta forma, e era chamada pelos Romanos de “lasana” ou “lasanum”, que em latim significa “vaso, recipiente”. Isto mais ou menos até o século XIV. Francesco Zambrini, um estudioso do século XIX, descobriu receitas antigas nas quais a lasanha era colocada em tiras ou poderia ser deixada intacta, com várias camadas recheadas de queijo.

Após esta descoberta, Zambrini publicou a receita em um livro de culinária e, graças a ele, a partir de então a lasanha foi feita sempre como a conhecemos hoje, em camadas. Com o passar do tempo, a lasanha tranformou-se em um prato muito popular e amado no mundo todo, graças a alguns restaurantes de Bolonha, que criaram a famosa lasanha à bolonhesa e começaram a servir aos clientes no início do século XX. Mas a consagração veio em 1935, quando o jornalista Paolo Monelli cita o prato no seu livo intitulado “Il ghiottone errante” (O glutão errante). Hoje a lasanha pode ter os mais diversos tipos de recheios, desde os tradicionais, até invenções caseiras.
Different Themes
Fernando Miaguti

0 comentários